Conferência Municipal de Promoção da Igualdade Racial em Corumbá discute enfrentamento ao racismo

Categoria: Cidadania, Subs Racial | Publicado: segunda-feira, fevereiro 14, 2022 as 16:18 | Voltar

A equipe da Subsecretaria de Políticas Públicas para a Promoção da Igualdade Racial do Estado participou na última sexta-feira (11), da “V Conferência Municipal de Promoção da Igualdade Racial - V COMPIR”, no município de Corumbá, que teve como tema o “Enfrentamento ao Racismo e às outras Formas correlatas de Discriminação Étnico-Raciais e da Intolerância Religiosa: Política de Estado e Responsabilidade de todos nós”.

O encontro reuniu representantes de instituições e movimentos sociais com o objetivo principal de reafirmar e ampliar o compromisso governamental e da sociedade brasileira com políticas de enfrentamento ao racismo e de promoção da igualdade racial como fatores essenciais à democracia plena e ao desenvolvimento com justiça social.  A conferência foi realizada de forma híbrida e está disponível na página do Facebook da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania de Corumbá.

“O município de Corumbá não se omite em implementar políticas públicas de inclusão em defesa dos direitos humanos. No que diz respeito à implementação das políticas de igualdade racial, temos como norte o Plano Municipal de Igualdade Racial que promove medidas de enfrentamento ao racismo e outras formas de discriminação étnico-racial, étnico-cultural, LGBTfobia e intolerâncias religiosas. Espero que esta quinta Conferência possa nos trazer uma nova proposição de políticas públicas transversais como instrumento de promoção da igualdade e de oportunidades”, ressaltou o prefeito do município, Marcelo Iunes durante a abertura do evento.

As conferências municipais são preparatórias para a etapa estadual e consequentemente para a nacional. A Conferência Nacional (CONAPIR), tem como objetivo propor alternativas para a superação das desigualdades étnico-raciais, tanto do ponto de vista econômico quanto social, político e cultural.

Subsecretária de Políticas Públicas para a Promoção da Igualdade Racial, Ana José Alves.

“Essas etapas municipais são de suma importância na construção coletiva das políticas públicas, que nos permitirá o rompimento de vez com discriminação, com o preconceito, com o racismo e com a xenofobia. Nós do Governo do Estado estamos comprometidos com a população preta e parda do nosso Estado, nessa construção de ações efetivas e eficazes e esse debate é primordial na construção do modelo de sociedade que tanto queremos”, afirma Ana José Alves, Subsecretária de Políticas Públicas para a Promoção da Igualdade Racial.

A V COMPIR contou com as seguintes palestras: Enfrentamento ao racismo e às outras formas correlatas de discriminação Étnico-Racial e de Intolerância Religiosa: Política de Estado e Responsabilidade de todos nós; Plano Municipal da Igualdade Racial de Corumbá; Enfrentamento a todo tipo de violência praticada por meio de invasões de territórios; Enfrentamento à Intolerância Religiosa e Desenvolvimento da Igualdade Racial e étnico Cultural pela Promoção da Igualdade de Oportunidades.

Publicado por: Jaqueline Hahn Tente

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.